PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE FORMAÇÃO
O presente programa é dirigido a licenciados e visa proporcionar o desenvolvimento das competências chave para aceder a uma carreira na área da gestão da formação.
A certificação de entidades formadoras pela DGERT, decorrente da regulamentação que tem por base a Portaria 851/2010 de 6 de Setembro, estabeleceu a obrigatoriedade das entidades formadoras terem nos seus quadros gestores/as de formação com pelo menos 150h de formação neste domínio. Assim, estes profissionais (Gestores/as de Formação, Coordenadores/as da Formação, etc.) ou os candidatos a estas profissões, obterão com este CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO competências muito valorizadas pelos empregadores (entidades formadoras certificadas pela DGERT).
A função de Gestor da Formação é obrigatória pelo sistema de certificação de entidades formadoras da DGERT. Todas as entidades formadoras têm que ter no seu quadro um Gestor de Formação. Para exercer esta função, o candidato a Gestor de Formação tem de comprovar possuir habilitação académica nível superior, bem como experiência profissional ou formação específica em gestão e organização de formação, com duração de 150 horas.
Com grande reconhecimento no mercado de trabalho, as Formações e Pós-Graduações da Aptidãocompleta apresentam em diversas áreas uma elevada taxa de empregabilidade dos seus formandos, como resultado do esforço contínuo da Aptidãocompleta no apoio à procura de emprego. Estes dados confirmam não só o prestígio da nossa instituição como a qualidade do seu ensino.
A formação pós-graduada distingue-se da formação contínua pela sua maior duração, grau de abrangência, especificidade e pré-requisito da existência no mínimo de um título prévio de licenciatura ou bacharelato. Estes cursos não atribuem o grau académico de mestre nem de doutor.
O Certificado de Formação Profissional de Pós-Graduação é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 81/2009, de 27 de outubro, e Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, com republicação, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior PODERÃO creditar ECTS.
O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.
A Aptidãocompleta Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos de Mestre ou Doutorado.
Programa Formativo:
- Identificar tipologias de formação nas organizações;
- Identificar as principais finalidades da formação nas organizações;
- Fazer diagnósticos de necessidades e de acordo com a politica de formação, a situação prévia e os recursos disponíveis, elaborar planos de formação;
- Preferencialmente licenciados.
- Interesse e motivação para a realização da ação de formação;
- Disponibilidade;
- Situação profissional;
- Expetativas e necessidades de formação;
- Relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, tolerância, capacidade facilidade de cooperação e de trabalho em equipa, capacidade de coordenação de trabalho, …)
- Competências pessoais e sociais adequadas à função: autonomia, assertividade, capacidade de resolução de problemas, espírito empreendedor, iniciativa, criatividade, flexibilidade, …)
- Experiência profissional;
146 – Formação de professores e formadores de área tecnológica
Pós-graduação
150 horas (50 horas presenciais e 100 horas de auto-estudo/ trabalho prático)
Gestores e Coordenadores de Formação e pessoas que por inerência das suas funções necessitem de gerir formação.
Planos de Estudo:
- Quadro legislativo da formação profissional em Portugal
- Relacionamento externo da entidade formadora com o meio económico e social envolvente
- A ética da função do Gestor de Formação
- O movimento associativo do sector e sua importância para as entidades formadoras: a ANEF
- A Formação Profissional
- Modalidades de formação
- Tipologias de formação
- Modelos de formação
- Certificação da formação
- Os processos de RVCC
- Modalidades de financiamento da formação
- Entidades formadoras
- A certificação das entidades formadoras
- Organização interna das entidades formadoras
- Formadores
- Tipos de formandos
- Processos de levantamento e identificação de necessidades de formação
- Processos de recrutamento e selecção de formandos
- Modalidades de oferta de formação
- Cursos
- A formação do preço do curso
- Elaboração do orçamento para uma acção de formação
- Organização de uma acção de formação
- Avaliação da formação
METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO: Considerando os trabalhos de grupo, classificações nos testes, exercícios práticos, assiduidade, pontualidade, motivação e participação, o formador irá avaliar os formandos e assinalar numa grelha de observação a avaliação correspondente a cada formando.
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO: A metodologia de ensino-aprendizagem passará por uma organização da formação enquanto formação mista, i.e.: formação presencial em sala, em que o formador assume o papel de facilitador das aprendizagens, e formação à distância, com o suporte de uma plataforma própria para o efeito, que garante o acesso a toda a informação do curso e um desempenho com qualidade aos intervenientes no mesmo.
Será privilegiada uma metodologia de formação focada nas necessidades específicas e nas expectativas reveladas pelos formandos, com recurso às seguintes técnicas de dinamização, sempre que sejam adequadas ao perfil do grupo: exploração de casos práticos, simulação pedagógicas de casos de interesse para as temáticas que estão a ser trabalhadas, nas quais os formandos deverão pôr em prática os conhecimentos adquiridos.
A metodologia a adotar assenta na articulação de um vasto conjunto de manuais teóricos (para estudo), como recursos pedagógicos de apoio especialmente concebidos, bem como sessões de esclarecimento em sala, simulações de ensino-aprendizagem (análise e auto avaliação de comportamentos pedagógicos).
O formador deve adotar uma atitude de mediador ao longo do decurso da ação, assumindo o papel de consultor e organizador de ideias e métodos de trabalho.
RECURSOS HUMANOS: 3 formadores com experiencia na área, certificados profissional e pedagogicamente, Coordenador pedagógico.
RECURSOS MATERIAIS: Manual do formando, cópias dos exercícios práticos
RECURSOS PEDAGÓGICOS: Manual do formando, cópias dos exercícios práticos
LOCAL E RESPECTIVOS REQUISITOS: Sala de formação com as seguintes características: Ampla, com luminosidade adequada (natural ou artificial), isolada de ruido, capacidade no mínimo para o número de formandos identificado para a ação em causa, equipada com mesas e cadeiras em bom estado e em número suficiente, quadro branco ou flip-chart e com condições para a ligação de equipamento elétrico de apoio à formação.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Serão utilizados os métodos expositivo, demonstrativo e ativo, recorrendo à análise de casos práticos e a trabalhos individuais e/ou em grupo.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: O sistema de avaliação dos módulos de formação tem por referência os objetivos e os conteúdos fixados nos planos de formação.
A avaliação é feita em cada módulo e é da responsabilidade do formador ou equipa de formadores.
REGIME DE FALTAS:A participação dos formandos na formação é obrigatória, com uma percentagem mínima de 90% das sessões de cada módulo.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO:
- Plataforma com diversas ferramentas formativas que permitem a realização de atividades sincronas e assíncronas;
- Computador funcional equipado com placa de som, microfone, colunas de som e com ligação à Internet;
- Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento;
- Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários;
- Mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos formadores e dos formandos;
- Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de dinâmicas de grupo e da disposição das mesas em “U”, no sentido da facilitação da comunicação;
- Espaço apoiado por áreas de convívio, cafetaria e restauração;
- Local de fácil acesso;
- Espaço cuja limpeza é assegurada diariamente
PERFIL DE SAÍDA: