Técnico Auxiliar Geriatria
O aumento da esperança média de vida veio criar novos desafios no sentido de proporcionar uma melhoria da qualidade de vida na população “mais adulta”. Assim, a assistência a pessoas com a terceira idade é uma necessidade actual e certamente uma profissão com futuro. Com efeito, é premente a necessidade de formar profissionais competentes para prestar cuidados de apoio directo a idosos no domicílio ou em contexto institucional, lares ou centros de dia.
Portugal é um dos países da União Europeia em que se assiste a um maior envelhecimento da população. Actualmente, há 116 idosos por cada 100 jovens. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, daqui a 50 anos, o país vai ter três idosos por cada jovem. Este incremento da população envelhecida tem levado ao aumento da prevalência das patologias. Em face desta situação, um dos maiores desafios e uma exigência prioritária, é a de garantir melhores condições assistenciais aos idosos e seus familiares/cuidadores de forma a promover um envelhecimento mais saudável. Esta formação abrange diversos temas relacionados com os idosos, apresentados numa perspectiva multidisciplinar e pretende dar melhores respostas às necessidades desta população, garantindo melhores cuidados e melhor qualidade de vida.
O Técnico Auxiliar de Geriatria é o profissional com múltiplas competências para poder desempenhar as suas funções junto da população idosa.
Com esta formação poderá adquirir conhecimentos ao nivel da prestação de cuidados de apoio directo à pessoa dependente, nomeadamente, nos cuidados de higiene e conforto, integridade da pele, mobilização e transferências, cuidados de alimentação, técnicas de ocupação e de comunicação e na administração da terapêutica.
São imprescindíveis os conhecimentos de anatomofofisiologia do corpo humano, assim como as alterações naturais decorrentes do envelhecimento e as patologias mais comuns do idoso. Importante ainda é o saber como actuar em situações de emergência.
È nesse sentido que a APTIDÃO COMPLETA prepara uma formação de qualidade, com a garantia que essa será refletida na qualidade do serviço prestado pelos nossos formandos nos seus locais de trabalho.
Programa Formativo:
Aceda a uma das profissões que mais satisfação dá e prepare-se para ser um auxiliar de ação médica.
Se gosta de ajudar o próximo, agora está nas suas mãos aceder a uma profissão que lhe permitirá aceder a um campo que conta com um grande número de saídas profissionais, onde a exigência supera o número de pessoas preparadas para aceder a estes postos e, além disso, lhe dará inúmeras satisfações.
Com o Curso de Auxiliar de Ação Médica, poderá tornar-se num dos Profissionais mais procurados, em apenas alguns meses. Com um completo programa, realizado pelos melhores profissionais (enfermeiros, médicos, professores universitários, etc.), de forma prática e de fácil compreensão.
Ao finalizar o seu curso, receberá um Certificado de Formação Profissional, que certificará os seus conhecimentos.
Proporcionamos-lhe tudo o que necessita para triunfar: uma formação de qualidade, a melhor informação atualizada e ao finalizar o curso um Certificado que certificará os seus conhecimentos. Este certificado abrirá as portas do mercado de trabalho em clínicas, e consultórios privados, lares, assistência domiciliária, residências seniores, etc.. Receberá informação e assessoramento por parte dos nossos formadores.
È nesse sentido que a APTIDÃO COMPLETA prepara uma formação de qualidade, com a garantia que essa será refletida na qualidade do serviço prestado pelos nossos formandos nos seus locais de trabalho.
Proporcionar formação Certificada aos profissionais que exercem e / ou pretendam exercer carreira profissional em unidades prestadoras de cuidados de saúde.
Preferencialmente a candidatos (m/f) com habilitações literárias entre o 9º. e 12.º ano de escolaridade.
762 – Saúde e Proteção Social
Formação Inicial de Qualificação
85 Horas Presenciais
Todos aqueles que tiverem interesse em adquirir conhecimentos na prestação de cuidados de saúde, e que cumpram os requisitos do regulamento interno de funcionamento.
Conteúdos Programáticos:
- O paciente integrado no sistema de saúde português
- As etapas do ciclo de vida e a saúde
- Psicologia da personalidade e mecanismos de defesa: ansiedade e angústia
- A relação do auxiliar de ação médica com o paciente
- Apoio psicológico ao idoso
- Apoio psicológico ao paciente com doença crónica
- Apoio psicológico ao paciente em fase terminal
- A pele e os anexos cutâneos
- Higiene e limpeza do paciente
- O sistema nervoso
- O sistema endocrino
- O aparelho locomotor
- Posições e mecânica corporal. Mobilização de pacientes
- O sistema cardiovascular
- Anatomia e fisiologia do aparelho respiratório
- O aparelho urinário
- A fluidoterapia endovenosa
- O sistema reprodutor
- A gravidez, o parto e o puerpério
- Preparação do doente para a observação médica
- A oxigenoterapia e outras terapias respiratórias
- Enemas, sondas e drenagens
- A administração de fármacos
- Os sinais vitais. os gráficos de registo e o balanço hídrico
- O sistema digestivo
- Alimentação e nutrição
- Cuidados de enfermagem a prestar o idoso
- Auxiliar de ação médica no serviço de urgência e na unidade de cuidados intensivos
- Primeiros socorros
- Cuidados post mortem e técnicas relacionadas. A doação e o transplante de órgãos
- Os cuidados pré-operatórios, intra-operatórios e pós-operatórios
- A higiene hospitalar
- O quarto do utente no hospital
- As técnicas de isolamento
- O instrumental e o carro de pensos
- Limpeza, desinfeção e esterilização do material
- A recolha de amostras biológicas
- Os resíduos hospitalares
- A consulta de saúde oral
- Estrutura e patologia oral
- Farmacologia e controlo da dor
- Os materiais e os instrumentos em saúde dentária
- Fundamentos de radiologia dentária
- A manutenção da saúde oral
METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO: Considerando os trabalhos de grupo, classificações nos testes, exercícios práticos, assiduidade, pontualidade, motivação e participação, o formador irá avaliar os formandos e assinalar numa grelha de observação a avaliação correspondente a cada formando.
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO: A APTIDÃO COMPLETA procura sempre adequar os métodos pedagógicos (métodos Expositivo, Interrogativo, Demonstrativo, Trabalhos individuais e/ou grupo, Exercícios práticos e simulações) aos conteúdos programáticos e às características dos formandos para se considerar a utilização das técnicas ao contexto real de trabalho, bem como os ritmos e estilos de aprendizagem de cada formando.
RECURSOS HUMANOS: 3 formadores com experiencia na área, certificados profissional e pedagogicamente, Coordenador pedagógico.
RECURSOS MATERIAIS: Projetor de vídeo, quadro branco, material para formação pratica
RECURSOS PEDAGÓGICOS: Manual do formando, cópias dos exercícios práticos
LOCAL E RESPECTIVOS REQUISITOS: Sala de formação com as seguintes características: Ampla, com luminosidade adequada (natural ou artificial), isolada de ruido, capacidade no mínimo para o número de formandos identificado para a ação em causa, equipada com mesas e cadeiras em bom estado e em número suficiente, quadro branco ou flip-chart e com condições para a ligação de equipamento elétrico de apoio à formação.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Serão utilizados os métodos expositivo, demonstrativo e ativo, recorrendo à análise de casos práticos e a trabalhos individuais e/ou em grupo.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: O sistema de avaliação dos módulos de formação tem por referência os objetivos e os conteúdos fixados nos planos de formação.
A avaliação é feita em cada módulo e é da responsabilidade do formador ou equipa de formadores.
REGIME DE FALTAS:A participação dos formandos na formação é obrigatória, com uma percentagem mínima de 70% das sessões de cada módulo.
PERFIL DE SAÍDA: