Manobrador de empilhadores

Manobrador de empilhadores

Higiene e Segurança no Trabalho
Os acidentes que envolvem empilhadores normalmente tem consequências severas por se tratar de uma máquina móvel poderosa. O condutor e o empilhador são uma equipa de trabalho a quem se exige eficiência e responsabilidade para garantir a sua segurança e a dos demais trabalhadores envolvidos.

A presente formação enquadra-se no disposto no Decreto-lei nº 50/2005 de 25 de fevereiro, o qual define que o empregador deve dar ao trabalhador formação adequada no domínio de segurança, higiene e saúde no trabalho, tendo em atenção o posto de trabalho e o exercício de atividades de risco elevado.

Acrescendo que “os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por condutores devidamente habilitados”.

Respondendo aos requisitos legais sobre formação, a presente ação de formação pretende reunir competências no condutor/operador do empilhador sobre a identificação dos principais órgãos do empilhador, suas características e funções, incluindo o treino e aplicação de um conjunto de regras de segurança que devem estar sempre presentes.

Abordam-se as medidas preventivas e de proteção aplicáveis com o objetivo de promover a segurança e evitar o acidente ou, quando isto não for possível, pelo menos minimizar os seus efeitos.

A ação de formação foi elaborada tendo como principal objetivo reunir competências nos formandos para conduzir um empilhador em segurança, evitando o acidente, através da consciencialização sobre os perigos e riscos a que os trabalhadores estão expostos aquando a condução de um empilhador. Para isso são indicadas as normas de segurança e boas práticas aplicáveis, de forma a eliminar ou minimizar esses mesmos perigos.

É esperado que no final da presente ação de formação, os formandos, para além de aumentarem os seus conhecimentos, efetuem as suas tarefas de modo mais correto e menos perigoso. A ação de formação não só permitirá maximizar a produtividade como também poderá constituir um meio de redução dos acidentes de trabalho, o que constitui uma mais-valia para a empresa.